sexta-feira, 29 de maio de 2009

LightLane

Uma empresa americana "bolou uma ideía genial: usar um dispositivo a laser para fazer uma ciclovia virtual. Leiam o texto da foto: "Um pequeno “chega prá lá” de um motorista distraído é suficiente para intimidar o mais entusiasmado dos ciclistas que queira pedalar à noite. E o problema não é apenas de visibilidade, pois as luzes de segurança das bikes conseguem chamar a atenção dos motoristas. Essas luzes, no entanto, estão presas ao quadro e iluminam apenas uma fração do entorno da bicicleta. A construção de ciclovias provou ser um método efetivo de proteção do ciclista em ruas congestionadas. Isso porque a ciclovia cria uma área de proteção que vai além do entorno próximo da bicicleta, proporcionando uma grande margem de segurança entre o carro e o ciclista. Mas apenas uma pequena parte das ruas tem faixas exclusivas para bikes. E com um custo de US$5.000 a US$50.000 por milha, nós não podemos esperar encontrá-la em todos os lugares a curto prazo. Assim, no lugar dos ciclistas se ajustarem a um mundo com poucas ciclovias, está na hora das ciclovias se ajustarem aos ciclistas. Essa é a idéia que está por trás da LightLane. Nosso sistema projeta no chão uma ciclovia virtual claramente definida. É um laser que dá ao motorista de automóvel uma imagem de uma área delimitada que ele já se acostumou ver nas ruas e que ele tem de evitar. Com uma maior margem de segurança, os ciclistas irão recuperar a confiança de pedalar à noite, fazendo da bicicleta um meio de transporte alternativo mais viável." O problema, meus caros Olavos, é que a empresa ainda não fez o produto final. Está em fase de teste. O dispositivo deverá ser vendido por 50 USD. Tonico Ferreira

Hoje a coisa ficou branca...e nevou!

Hoje a coisa ficou branca...e nevou!

Aqui nos Alpes sem duvida a coisa não fica preta mas sim branca a cada metro que subimos a neve vai ficando mais perto, ao chegarmos nos 1650 m de altitude começou a nevar uma experiência inédita para os dois, o frio acho que nem é necessário descrever da para imaginar... mesmo com o tempo sido generoso com sol na largada.

A largada foi pontualmente ás 10 horas em ritmo de contra relógio atingindo 50 km por hora sem duvida o pelotão da Alpentour e composto 90% por atletas de elite na categoria feminina tem 25 atletas entre elas a 25 no raking da UCI e nos homens não fica por menos como Lakata campeão europeu de maratona, Karl Plat campeão da Cape Epic 2009, Bart Brentjens uma das maiores feras do MTB Mundial e por ai vai a lista dos 75 atletas na elite, esses atletas semana passada fizeram uma outra prova de quatro dias imagem o volume de prova destas feras.

A pista foi algo fora de serie, algo surreal para nos vindos do Brasil acostumados ao nosso relevo, após o sprint da largada já começamos uma escala com 22 km de 800 m de altitude para 1650 m onde a neve estava presente e começou a nevar, descidas muito técnicas e algumas fora do normal como uma pista de Ski e single track perfeitos foram algumas das emoções entre uma escalada e outra, a segunda parede veio com 50k de prova, começou com 800 m de altitude e em 3 km chegamos a 1200 m de altitude com seções de 14 graus de inclinação, cruzamos a linha de chegada literalmente descendo uma pista de Downwill molhada pela chuva que começou nos últimos cinco quilômetros, após 70 km e 2300 m de ascensão.

Para amanha na segunda etapa teremos 61 km dez quilômetros a menos que hoje mas os Alpes não perdoam e de subida será o mesmo com 2300 m de ascensão, tem que ter perna para andar nesta parte do mundo!

Hoje estriei minha Scott Spark RC não podia ter um local melhor para estrear esta maquina incrível que sem divida alguma foi essencial nas descidas técnicas e íngremes de hoje, e nas subidas usando a trava pensei que estava em minha Scale e nos singles com raízes a suspensão me permitiu ter mais velocidade, Comentou Adriana Nascimento

Um acessório que foi chave hoje foi a camiseta segunda pele da Barbedo Sports o frio que estava a 1650 m e a neve só foi possível vencer com um acessório deste nível e nas descidas mantinha o peito protegido, Comentou Mário Roma

A Brasil Soul MTB Team conta com o patrocínio da CLARO co-patrocinio SCOTT, TAP Portugal, Power Bar e Barbedo Apoio: Continental - Deuter - Ergon - Fi'zi:k - GB - Mavic - SRAM - Topeak

Conheça mais sobre a Equipe Brasil Soul através do site www.brasilsoulmtbteam.com.br

Fotos: Andréa Faidiga

Equipe Brasil Soul MTB na Áustria

A Equipe Brasil Soul MTB com Mário Roma e Adriana Nascimento chegou ontem na Áustria após 3 dias de treinos em Lisboa.Hoje a equipe já fez um reconhecimento local após montar suas bikes e testar que tudo estava a 100% o tempo esta fechado e a temperatura na base da montanha esta com 7 graus no topo de certeza será bem menor e a previsão para amanhã é de chuva fraca, a região é de um beleza incontestável podendo se observar a neve no topo das montanhas e toda infra estrutura para MTB o ambiente na cidade já é de prova, vários atletas e carros de equipes se movimentam pela pequena cidade de Schalming com os seus 4500 habitantes o clima do MTB Bike Festival já esta se montando.Amanha a Brasil Soul MTB larga as 10 horas local para um percurso com 69 km e 2100 metros de ascensão através dos Alpes. Será a primeira etapa da Alpentour Trophy com 4 etapas e um total de 267k e 8700 metros de ascensão."Poder competir por 4 dias na Meca do MTB Europeu já é demais, fazer uma boa prova é nosso intuito independente da classificação, mas definitivamente daremos tudo que temos é Claro!" declarou a dupla Brasil Soul MTB de Mário Roma e Adriana NascimentoA Brasil Soul MTB Team conta com o patrocínio da CLARO co-patrocinio SCOTT, TAP Portugal, Power Bar e Barbedo Apoio: Continental - Deuter - Ergon - Fi'zi:k - GB - Mavic - SRAM - TopeakConheça mais sobre a Equipe Brasil Soul através do site http://www.brasilsoulmtbteam.com.brfoto/: Andréa Faidiga